Você está planejando visitar o Rio de Janeiro? Como um dos destinos mais famosos do Brasil, o Rio de Janeiro atrai turistas de todas as Américas, Europa e do mundo.
Com hotéis de classe mundial e praias deslumbrantes, o Rio de Janeiro é um paraíso tanto para viajantes econômicos quanto para viajantes de luxo. O tempo certo para sua viagem é fundamental se você quiser aproveitar ao máximo o Rio de Janeiro e aproveitá-lo ao máximo.
Por que você deve visitar o Rio de Janeiro
Os turistas lotam o Rio de Janeiro por vários motivos. Alguns vão pelas praias, outros pela oportunidade de conhecer outros viajantes. Atrações turísticas como o Pão de Açúcar , com suas vistas de outro mundo, dão aos viajantes algo para se lembrar pelo resto de suas vidas.
As diversas praias, de Ipanema a Cocopabana, são famosas mundialmente. Há também bairros históricos com ruas pavimentadas, dando a você uma sensação do passado.
Você pode conhecer pessoas de todo o mundo no Rio de Janeiro. Muitas pessoas vão especificamente para o Carnaval , que acontece todos os anos. Carnaval, que é português para o carnaval, é um festival anual que acontece nas ruas do Rio de Janeiro antes da Quaresma.
Acontece todos os anos, sem falta (embora não tenha ocorrido durante o auge da Covid-19). Em 2020, mais de 10 milhões de pessoas participaram das festividades do Carnaval! Isso incluiu mais de dois milhões de turistas.
O carnaval é a maior festa do mundo, e qualquer pessoa pode participar de graça, pois acontece nas ruas. Samba, uma dança de estilo brasileiro, é uma característica proeminente do Carnaval.
Vários grupos de samba aparecem para mostrar suas habilidades, e muitas pessoas simplesmente dançam ao ritmo das muitas bandas e artistas de rua que participam das festividades. Mesmo que você não vá durante o Carnaval, o Rio de Janeiro é muito divertido.
O Rio é perfeito para caminhadas e diversão na praia – possui uma costa e belas áreas montanhosas, o que é uma combinação rara. Isso não é surpresa, já que o Brasil é o país mais biodiverso do mundo! Muita gente vai ver a gigantesca estátua do Cristo Redentor , mas o Rio de Janeiro é muito mais que isso.
Outros vão aprender a dançar samba, estudar português ou aprender o jiu-jitsu brasileiro, uma arte marcial brasileira baseada no judô japonês Kodokan e no jiu-jitsu japonês, mas que se tornou uma arte marcial única no Brasil.
Outras artes marciais brasileiras incluem Capoeira, Tudo Vale e Luta Livre (Luta Livre é semelhante ao Jiu-Jitsu brasileiro), e algumas pessoas vão ao Rio para aprendê-las. A capoeira, em particular, tem uma história rica e incorpora movimentos de dança e luta.
Melhor época geral para visitar o Rio de Janeiro
A melhor época para visitar o Rio de Janeiro é entre setembro a outubro, abril a junho e na época do carnaval.
Lembre-se, o Rio de Janeiro está abaixo da linha do Equador. Isso significa que, se você vier da Europa ou dos Estados Unidos, os padrões climáticos serão o oposto do que você está acostumado. Dezembro a março é verão, não inverno, e o clima é o mais quente.
De dezembro a março, o clima estará quente e também choverá bastante, pois o verão também é a estação das chuvas.
Dezembro e janeiro costumam ser os meses mais chuvosos, e às vezes pode haver chuvas torrenciais que inundam as ruas. Ainda assim, é a época mais popular para visitar, então os preços aumentam e as praias ficam lotadas.
No entanto, você desfrutará de menos multidões e um clima agradável de setembro a outubro, com pouca chuva e dias ensolarados e quentes. As noites serão frescas, mas não frias como em julho e agosto.
Como o céu estará quase limpo, você poderá ver as vistas mais incríveis do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, além de outros pontos que você escolher.
Você também pode tomar sol nas praias do Rio, passear e explorar a cidade ou fazer um passeio de barco. O mesmo se aplica ao período de abril a junho. Não faz muito calor nem muito frio, e chove pouco. Você não ficará preso dentro de casa ou terá que suportar praias lotadas.
A acomodação é mais barata, simplesmente porque menos pessoas estão indo para lá, pois as pessoas não têm folga. Se você planeja visitar para o Carnaval, precisará planejar com antecedência.
Muitas vezes cai em fevereiro, mas como depende da Quaresma, que depende do calendário litúrgico , a data exata varia de ano para ano. Começa na sexta-feira antes da quarta-feira de cinzas, embora algumas pessoas possam começar a comemorar ainda mais cedo.
Observe que encontrar acomodação pode ser difícil durante o Carnaval, pois há muitos turistas vindos não apenas de países estrangeiros, mas de todo o Brasil. É aconselhável reservar com antecedência.
Você também deve reservar os ingressos com antecedência. Embora você possa participar de qualquer festa de rua gratuitamente, alguns eventos exigem ingressos.
Tempo mais barato para visitar o Rio de Janeiro
A época mais barata para visitar o Rio de Janeiro é entre abril e junho e novamente de setembro até o final de novembro.
Lembre-se, a época mais popular para visitar o Rio é de dezembro a março. Fora desse período, os preços das acomodações caem drasticamente, já que muitos hotéis, hostels e donos de Airbnb estão desesperados por hóspedes.
Da mesma forma, há menos demanda por voos para o Rio de Janeiro, então os custos das passagens aéreas também caem. A exceção é em julho e agosto, quando são as férias de verão nos Estados Unidos e na Europa.
Durante esses meses, você pode esperar ver mais turistas do que o normal, apesar de estar um pouco frio, pois muitas pessoas simplesmente têm tempo livre. Haverá multidões e os preços dos voos e acomodações aumentarão significativamente.
Observe que o Rio de Janeiro não é um lugar barato para se visitar, por isso é essencial se planejar de acordo. Embora o preço da acomodação suba durante o Carnaval, não é tão barato quanto em países vizinhos como Colômbia ou Peru.
Em geral, viajantes com orçamento limitado acham os custos de alimentação, acomodação, transporte e outras despesas no Brasil surpreendentes. Espere pagar $ 5-10 por uma refeição simples.
Isso se você estiver comendo em restaurantes locais que os locais frequentam. Você pode esperar pagar muito mais se comer em hotéis, restaurantes à beira-mar ou restaurantes voltados para turistas. A acomodação também pode variar consideravelmente, dependendo da área em que você ficar.
Se você estiver com orçamento limitado, recomendo ir de março a abril ou de outubro a novembro. Nessas épocas, o clima ainda é relativamente bom, mas você não terá que lidar com os preços inflacionados da alta temporada.
Horário menos movimentado para visitar o Rio de Janeiro
As épocas menos movimentadas para visitar o Rio de Janeiro são entre março e junho e entre setembro e final de novembro.
Dezembro fica movimentado, pois o tempo está lindo e muitas pessoas estão de férias. A época mais ativa, porém, é durante o Carnaval, quando centenas de milhares de pessoas se dirigem ao Rio especificamente para o Carnaval.
O Rio é realmente louco durante o Carnaval, então não espere um bom momento de silêncio. As praias estarão cheias de gente, e muitas ruas estarão cheias de pessoas dançando, bebendo e apenas se divertindo.
Você pode esperar que cerca de dois milhões de pessoas compareçam às festividades todos os dias! Se você está tentando evitar multidões, não venha durante o carnaval. Embora seja uma experiência única na vida, não é para todos.
Lembre-se que com multidões, o risco de crime aumenta. Com tanta gente nas ruas, batedores de carteira estarão à espreita, querendo se aproveitar de turistas bêbados e desavisados. Também pode haver ladrões de bolsas e até assaltantes armados.
Outra época movimentada para visitar o Rio de Janeiro é em julho e agosto, quando é verão nos Estados Unidos. Se você quiser evitar multidões, evite esses dois meses e vá nos meses imediatamente anteriores ou posteriores a eles.
Pior época para visitar o Rio de Janeiro
A pior época para visitar o Rio de Janeiro é em julho e agosto. Julho a agosto é inverno no Rio de Janeiro, então pode ficar bem frio à noite.
Você pode precisar de um casaco, e não será tão fácil aproveitar o agradável pôr do sol na praia, dependendo do dia. Embora o Rio de Janeiro não fique tão frio quanto São Paulo, e o clima ainda esteja bem agradável (não é nada como o inverno nos Estados Unidos), não é o ideal.
No entanto, como é verão nos Estados Unidos e na Europa, é o pico das férias. As pessoas se aglomeram no Rio de Janeiro de todo o Hemisfério Norte, então as coisas ficam agitadas. Encontrar um local agradável e tranquilo na praia pode ser difícil.
Coisas a considerar
É essencial planejar bem sua viagem ao Rio. Aqui estão algumas coisas que você pode querer considerar:
- O Rio é uma cidade de contrastes. Áreas ricas com hotéis de luxo estão próximas às favelas. Isso significa que há sempre um risco de crime. Evite vagar por bairros que você não conhece. Existem operadoras de turismo que oferecem passeios pelas favelas, mas nem sempre podem garantir sua segurança, então vá por sua conta e risco.
- Não leve todos os seus cartões de crédito e dinheiro com você. Deixe um pouco no seu hotel. Se você enfrentar um assaltante armado, não resista. Entregue seu dinheiro.
- Pegue o Uber para se locomover. Uma alternativa ao Uber é 99 , que às vezes é mais barato que o Uber. Evite sinalizar táxis na rua, especialmente os não registrados.
- Aprender um pouco de português é uma boa ideia , já que muitas pessoas não falam inglês. Como alternativa, baixe o Google Tradutor em seu telefone e use-o ao falar com os habitantes locais.
- Não beba água da torneira no Rio de Janeiro , pois seu estômago pode não aguentar. A água da torneira não é segura, especialmente para os turistas que não estão acostumados com os patógenos da água local. Você pode ter intoxicação estomacal. Em vez disso, compre água engarrafada.
- Encontre um Airbnb. Se você está procurando uma área mais barata para ficar, encontre os Airbnbs mais afastados da praia. Você ainda pode pegar um Uber para a praia a qualquer momento.
- Conheça os meios de transporte . Uma maneira comum de se locomover pelas áreas montanhosas do Rio de Janeiro é pegar os mototáxis, que geralmente se concentram no sopé das colinas e levam os passageiros para cima. Eles são mais comuns em torno de favelas, já que as favelas são tipicamente em morros, mas áreas seguras também os possuem. Observe que, embora sejam baratos e convenientes, não são 100% seguros. Para brasileiros com uma cnh comprada é possivel pegar o carro e visitar a cidade em pontos estrategicos, a dica é, não confie muito em GPS para não parar em areas de conflitos de facções.
- Obtenha um seguro de viagem. Antes de viajar para o Rio, faça um seguro viagem que cubra não só as despesas médicas, mas também contra roubo.
Perguntas frequentes
Ainda tem dúvidas sobre como visitar o Rio de Janeiro? Aqui estão as respostas para algumas das perguntas mais comuns que vemos dos leitores.
Qual é o mês mais chuvoso em Rio de Janeiro?
Dezembro tende a ser o mês mais chuvoso no Rio, já que é o coração da estação chuvosa. É também o mês mais quente. No entanto, isso não impede que as pessoas visitem. Não vai chover todos os dias, e não vai chover o dia inteiro, então ainda vai dar tempo de curtir as praias.
Quantos dias devo ficar no Rio?
Recomendamos ficar no mínimo três dias no Rio de Janeiro, pois isso permite explorar as praias no primeiro dia, o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico no segundo dia, e outras atrações, como o Cristo Redentor e a colorida Escadaria do Selarón, no dia três. Se você puder adicionar mais um ou dois dias, certamente não vai se arrepender – você pode até adicionar um passeio pela favela.
São Paulo ou Rio é melhor para visitar?
São Paulo é agradável, mas o Rio é uma escolha clara se você tiver que escolher entre os dois. São Paulo é principalmente uma cidade metropolitana de concreto e, embora tenha uma excelente vida noturna, tem poucas atrações e nenhuma praia. Não só a água é mais gelada (mesmo no verão, como em dezembro), como as pessoas são menos amigáveis e mais focadas no trabalho e na escola.
O inglês é muito falado no Rio?
Não. Os atendentes dos pontos turísticos mais famosos, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, geralmente falam pelo menos o inglês básico e o espanhol (devido ao fluxo de turistas de outros países latino-americanos). No entanto, a maioria dos brasileiros não fala inglês, embora você possa se dar bem com o espanhol, pois os dois idiomas são semelhantes.
Qual é a área mais segura para se hospedar no Rio de Janeiro?
Copacabana e Ipanema são as duas melhores áreas para se hospedar, embora o Leblon também seja adorável. Essas áreas contam com hotéis de luxo, patrulhamento policial e acesso a praias e transporte. Você pode se locomover com o Uber; evite andar sozinho em áreas escuras à noite, pois o risco de assaltos está sempre presente.
Então, qual é a melhor época para visitar o Rio de Janeiro?
A melhor época para visitar o Rio de Janeiro é entre abril e junho e novamente entre setembro e final de novembro. Durante esses períodos, você aproveitará o melhor clima, evitando multidões.
Também será mais barato. Se você quiser ver o carnaval, porém, terá que enfrentar a multidão e os preços altos. No entanto, independentemente do horário da visita, você será recebido por moradores locais amigáveis, comida incrível e paisagens de tirar o fôlego. Viagens felizes!